Base de dados:
HAPS-DA
Pesquisar:
EDUCACAO SANITARIA []
Referências encontradas:
Mostrando:
1 .. 3   no formato [Detalhado]
página 1 de 1
  1 / 3
HAPS-DA
selecionar
Id:127 - (1050)
Base de Dados:HAPS-DA
Autor:Dr. Ernani Braga; Dr.Eugene F. Campbell
Título:Serviços de Saúde e Assistencia na area dos municipios de Colatina, Ibiraçu, Linhares e Baixo Guandu (Estado do Espirito Santo) ..-
Fonte:s.l; s.n; Jan 2, 1953. 9 p. .
Resumo:O arquivo apresenta como os serviços de saúde de cidades do estado do Espirito Santo se organizaram após o Acordo Básico entre o Governo do Brasil e o Instituto de Assuntos Interamericanos ter modificado o decreto-lei n° 7.064/1944. O documento relata que um Acordo de Projeto foi firmado entre o SESP e o Ministério da Educação e Saúde do Brasil, em que o SESP havia se comprometido em desenvolver trabalhos de saúde pública e assistência médica em 4 municípios do ES (Colatina, Linhares, Ibiraçu, Baixo Guandu) a partir de junho de 1951, os trabalhos consistiam em: assistência médica, saneamento do meio, educação sanitária, controle das doenças transmissíveis, higiene materna e da criança, assistência e higiene dentaria, enfermagem e bioestatística.O restante do documento traz detalhes das atividades que seriam realizadas pelo SESP e como estava previsto o orçamento, ao final reitera-se que o Superintendente do SESP tinha autorização para modificar as quantias previstas de acordo com as necessidades, mas sem alterar o total.
Descritores:Cooperação Internacional
Saúde Pública
Assistência Médica
Educação Sanitária
Localização:FSESP/A/00/OF/00/85

  2 / 3
HAPS-DA
selecionar
Id:125 - (1048)
Base de Dados:HAPS-DA
Autor:Anon
Título:sem título_2 ..-
Fonte:s.l; s.n; s.d. 1 p. .
Resumo:Esquema sobre funcionamento dos Centros de Propaganda e Educação Sanitária. Inclui: Curso de Guardiãs da Saúde; parcerias com escolas públicas e particulares, escolas rurais e etc.Na segunda parte tem-se um outro esquema que passa a incluir a existência de escolas profissionais; conferências nas escolas superoriores de saúde; prospecção de folhetos e fábricas.
Descritores:Educação em Saúde
Educação Sanitária
Localização:BP/TP/19310220

  3 / 3
HAPS-DA
selecionar
Id:28 - (951)
Base de Dados:HAPS-DA
Autor:Anon
Título:Cooperação com municípios ..-
Fonte:s.l; s.n; s.d. 2 p. .
Resumo:O documento não tem nenhum texto introdutório para apresentar o conteúdo que será abordado. É composto por duas páginas contendo dois tópicos, o primeiro relacionado ao que chama de “Cooperação com os municípios” e o segundo sobre “Educação sanitária”. Em relação a “Cooperação com os municípios” é feito a descrição de como Inspetoria de moléstias Infecciosas, por meio de uma solicitação da Inspetoria Geral do Interior, coopera com os municípios quando algum surto de infecção é detectado. Dessa forma o documento cita que essa cooperação é feita através da oferta de serviços de imunização e de veículos para o transporte de uma equipe de saúde que possa auxiliar nos devidos procedimentos. As doenças que recebiam maior atenção eram febre tifoide e varíola, nos municípios nos arredores de São Paulo que fazia fronteira com Minas Gerais recebiam uma maior atenção, tendo em vista que já se haviam verificados que a população residente dessa área era mais propensa a manifestação desse tipo de doença. Em se tratando do tópico que diz respeito a “Educação Sanitária” há relatos de que para prevenir o aparecimento de casos de moléstias infecciosas em aglomerações, estavam realizando um trabalho de vigilância sanitária que consistia não só na inspeção, mas também na disseminação de informações para evitar a propagação de doenças em asilos. O documento menciona que no ano de 1935 a Inspetoria de Moléstias Infecciosas preparou uma vacina contra doenças do grupo tifodisentérico e a difeteria, teriam sido vacinas crianças de até 8 anos e até aquele momento se observava resultados favoráveis. O anexo mencionado nesse material não está disponível.
Descritores:Educação Sanitária
Epidemias
Vacinação
Localização:GC h 1936.11.21 doc I-2



página 1 de 1


História da Atenção Primária (Documentos de Arquivo) | Fontes primárias | Periódicos | Cultura do Tabaco

Esta base de dados reúne referências de documentos selecionados que contribuem para a pesquisa da História da Atenção Primária à Saúde (APS) no Brasil. São documentos que descrevem a organização de instituições na área, ações de educação em saúde e proposições e políticas em diversos campos, tais como financiamento, contratação e a gestão do trabalho em saúde em ações afinadas com o conceito contemporâneo de APS. Quanto à natureza dos documentos, a base é constituída por cartas, memorandos e comunicações internas estabelecidas por personagens que exerceram cargos de gestão e coordenação de projetos, de programas e também de instituições. Em termos de recorte temporal, há uma concentração de documentos no período da década 40 a década de 80. O acesso ao texto completo dos documentos não é disponibilizado, no entanto as referências contam com um resumo detalhado que permite a compreensão do conteúdo e a relevância da fonte documental.

Gabriele Carvalho de Freitas

Carlos Henrique Assunção Paiva

Base de dados  HAPS-DA : Formulário avançado

   
Pesquisar:
no campo:
 
1     
2   
3